Dia Mundial da Água: ONU faz reflexão sobre desperdício e reaproveitamento


Para ampliar a discussão sobre um dos recursos fundamentais à vida, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. Comemorado no dia 22 de março, anualmente esse dia gira em torno de um tema definido pela própria ONU. Para 2017, as reflexões serão sobre "Água Residual".

Mas o que são águas residuais? São os recursos hídricos utilizados em atividades humanas que se tornam impróprios para o consumo, mas que podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Para se ter uma ideia do tamanho da necessidade de reflexão a respeito do tema, só na América Latina cerca de 80% do esgoto volta à natureza sem ser tratado.

De acordo com a ONU, estima-se que 22% da demanda global por fósforo, um recurso mineral finito e em esgotamento, poderia ser atendida pelo tratamento da urina e de excrementos humanos. Além dessas águas poderem ser utilizadas para a produção de biogás, o que pode ajudar a aumentar as instalações de tratamento de águas residuais. O que permitiria que esse recurso deixasse de ser grande consumidor de energia e adquire a neutralidade energética, ou até mesmo passe a ser produtora de energia.

Para mais informações, clique aqui e confira a matéria publicada no site das Nações Unidas no Brasil. 



Dia Mundial da Água: ONU faz reflexão sobre desperdício e reaproveitamento

Facebook