Alunos de Pedagogia da Fagoc visitam cidade imperial


Explorar a história do País, ver as roupas, acessórios e construções da época de Dom Pedro I e seu sucessor Dom Pedro II foi o que os alunos do curso de Pedagogia fizeram na cidade de Petrópolis no último sábado (06). Na oportunidade, os estudantes do primeiro e terceiro período realizaram visitas técnicas aos Museus de Cera, Casa Santos Dumont e Imperial no estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira as fotos do passeio.

A iniciativa, proposta pela coordenadora do curso, Adriana Mollica, buscou vivenciar os locais, a situação econômica, social e educacional do País dos Períodos Imperial e Regencial que estão sendo estudados na disciplina de História da Educação do curso. Ela conta que foi uma “oportunidade de visitar uma cidade que tem grande importância no contexto  histórico do Brasil, uma cidade turística, onde recebe visitantes do mundo inteiro interessado pela riqueza cultural e histórica. Além de ser um momento de interação entre os alunos”, explica.

Para o aluno do segundo período Gustavo Magaton, foi "muito bom conhecer parte de nossa história, em especial a que estamos estudando. É uma sensação única, cada traço da época, cada detalhe", afirma. Ele ainda revela que o Museu Imperial foi o que ele mais gostou devido as roupas, coroas de ouro, os utensílios da época, "cada cômodo do museu com seus riquíssimos detalhes e suas particularidades", confessa.

Segundo a aluna do terceiro período Gláucia Rosa, a viagem foi "especial e inesquecível" e que visitar um local como a cidade imperial "é como voltar as origens e reconhecer as mudanças que aconteceram de geração em geração", conta.

Adriana ainda ressalta que a Fagoc participa financeiramente para que essas viagens pedagógicas e culturais aconteçam. "Nós temos que valorizar uma faculdade que não está preocupada apenas com o aluno aqui dentro, mas com o aprendizado que acontece extraclasse", destaca.

Vale lembrar que não é a primeira vez que os alunos do curso  viajam para o Rio de Janeiro. No último semestre, eles conheceram o Museu do Amanhã. Veja neste link.