Alunos e colaboradores da Fagoc realizam visita técnica ao Museu do Amanhã


Como já dizia Gilberto Gil: “o Rio de Janeiro continua lindo”, e é necessário concordar com o cantor, já que a cidade é uma das mais belas desse Brasil. E foi em clima de animação e ansiedade que os alunos de Pedagogia e colaboradores da Fagoc visitaram a cidade maravilhosa no sábado (12).

Clique aqui e confira as fotos da visita.


A iniciativa foi proposta pela coordenadora do curso, Adriana Mollica, que teve por intuito levar os estudantes para realizar uma visita técnica ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. "A ideia do projeto foi mostrar aos alunos um pouco de como funciona a dinâmica de um museu, levá-los a refletir sobre a sociedade e a fazer com que eles 'abram a mente' para que enxerguem diferente o mundo ao redor", contou. 

Os alunos puderam viver experiências "trasmidiáticas" durante a visita, ou seja, diversas experiências em diferentes contextos. Além disso, o tema central da exposição era o ser humano como um todo e a sua experiência com o meio ambiente e a sustentabilidade. 

Para o colaborador da Fagoc Gabriel Duarte, "a experiência foi fascinante, pois a tecnologia que utilizam para mostrar os diferentes ambientes é algo que te transporta pra outro lugar, pra dentro do contexto mostrado durante a exposição".


Segundo o aluno Gustavo Magaton, a oportunidade teve grande valor pedagógico e acadêmico. "Conhecer o Museu do Amanhã foi algo inacreditável, conhecer a estrutura, os painéis expostos, a brinquedoteca, dentre várias outras extensões do recinto, nos faz pensar sobre o passado e refletir ainda mais sobre o mundo no futuro", acrescentou. 

Confira o registro feito pelos alunos durante a viagem...

Já para a estudante Gláucia Rosa, a visita agregou conhecimento e aprendizagem para que exerça melhor a sua futura profissão. 

"Vivenciar essa experiência é viajar no tempo, imaginar o futuro e entender que somos parte do universo. E para nos que seremos futuros educadores, é planejar e se preparar para mudar os educandos, não só com teoria, mas transformá-los para a vida", ressaltou. 

                                                  
Do Leme ao Pontal

Como falar em Rio de Janeiro e não se lembrar das praias? Apesar do tempo nublado, os participantes da viagem fizeram uma parada à beira-mar para completar o itinerário. O ponto escolhido foi a praia do Leme, em Copacabana, onde os alunos puderam registrar alguns cliques e admirar o mar.


Os estudantes puderam aproveitar o tempo livre para trocar experiência entre si, e o interessante foi descobrir que alguns deles estavam visitando a praia pela primeira vez. Um exemplo disso é a aluna do segundo período de pedagogia Taynara Hilario, que contou que estava ansiosa pela experiência e guardaria esse momento por toda vida. “É uma alegria poder viver esse momento, é um sonho que vou poder realizar graças a essa iniciativa promovida pela Fagoc”, revelou.

Boulevard Olímpico, Praça Mauá, Museu do Amanhã, praia do Leme, Copacabana... Rio de janeiro, aquele abraço!