Atendimento via chat
Atendimento via chat

Curso de Medicina firma convênio com prefeitura de VRB


O curso de Medicina da Fagoc firmou convênio de cooperação com a Prefeitura de Visconde do Rio Branco para que os estudantes possam fazer internato no SUS do município vizinho. A parceria foi estabelecida na manhã desta sexta-feira (27) em reunião que contou com a presença do prefeito Iran Couri, do Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Castro, do Presidente da Mantenedora da Fagoc, Ricardo Couto, do Diretor Geral da Fagoc, Marcelo Andrade e do Coordenador do Curso de Medicina da Fagoc, Filipe Andrade.  

 

 

(da esq. para a dir.) Marcelo Andrade, Filipe Andrade, Iran Couri, Ricardo Couto e Thiago de Castro.

 

 

O trabalho inicia em agosto, quando cinco estudantes de medicina passam a reforçar o quadro de colaboradores que atuam na Rede de Saúde Mental de VRB. Os graduandos serão acompanhados por três profissionais vinculados à Fagoc. O coordenador do curso de Medicina, Filipe Andrade, explica que os dois Psiquiatras que atendiam a população no município vizinho foram vinculados ao curso como preceptores e, que além disso, foi contratado mais um profissional para acompanhar os alunos, que também vai reforçar o atendimento à população.

 

 

“É uma contrapartida que a Fagoc está fazendo em benefício da população de Visconde do Rio Branco”, afirma Dr. Filipe, se referindo que a oferta deste profissional representa um aumento de 50% na oferta de profissional para atender o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município vizinho.

 

 

O Secretário Municipal de Saúde de VRB, Thiago de Castro, considera a parceria com a Fagoc uma conquista que fortalece os serviços para a população sem representar custos para os cofres públicos. Ele ainda destaca que se trata de uma parceria que traz benefícios para todas as partes: “Aproximar os alunos de medicina do município fortalece o serviço de saúde, ao mesmo tempo que contribui para a formação de futuros profissionais. É uma via de mão dupla”.

 

 

Perguntado a respeito da importância do convênio para os estudantes, Dr. Filipe destaca que é a oportunidade de “inserir o aluno de medicina em um cenário real de atuação médica, sem nenhuma maquiagem, sem nenhuma barreira entre o aluno e a prática.”

 

 

A atuação de estudantes de Medicina da Fagoc no CAPS do município vizinho é o primeiro passo de uma parceria que prevê ampliação para outras áreas, como Unidades Básicas de Saúde e atendimento de Urgência e Emergência. No final da reunião, o prefeito Iran Couri apresentou o projeto para a construção da Policlínica Municipal em conjunto com o Pronto Atendimento 24h. “A Saúde de nossa cidade está em expansão (...) e percebemos um interesse muito grande da Fagoc em participar destas ações”, comemora o Prefeito Iran.