Festival de teatro marca feriado em Ubá


Mais uma edição do Festival de Teatro de Ubá - Fetuba - aconteceu entre os dias 21 e 24 de abril. Foram mais de 15 espetáculos, divididos em categorias como infantil, drama, comédia. O evento, realizado no Sesi, contou com a participação de grupos de diversas parte do estado, além de representantes de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e da Angola, na África.

O festival é uma iniciativa do Movimento Teatral de Ubá - MTU - do qual fazem parte diversos grupos como a Cia dos Atores do Brasil – CAB, Cia. De Teatro Rastro dos Astros, Mutum Cia. Teatral, Cia. Duoavesso, Rizada Livre Show, GTAE. Nesse ano, o evento chegou à sexta edição.

“Superou todas as nossas expectativas”, declarou um dos organizadores, Lucas Menezes, que explicou ainda que um dos objetivos do Fetuba é promover um “intercâmbio entre os grupos que participam, principalmente, para atender à classe artística ubaense, visto que na cidade não tem uma escola de formação”.

Foto do espetáculo "Filhos da Pátria" do Grupo de Teatro Kulonga, de Luanda, na Angola. Além do grupo africano, companhias de países como Portugal, Venezuela e Argentina chegaram a fazer contato com os organizadores do Fetuba interessandos em participar.

Roberta Silva, que também faz parte da equipe responsável pela iniciativa, comemora o sucesso do festival que registrou casa cheia durante várias atrações. “A cada ano, o festival cresce mais do que esperamos. O Sesi está ficando pequeno. O Fetuba está tomando uma proporção que não imaginávamos”, contou.

E por apostar na importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade, a Fagoc, há algumas edições, apoia festival. "Acreditamos no poder transformador da cultura e da educação, e por isso não poderíamos deixar de apoiar este evento que foca na popularização de uma arte ainda vista como de elite em alguns lugares", destaca o diretor geral da Fagoc, Marcelo Oliveira Andrade.