Núcleo de Acessibilidade Fagoc garante a inclusão de alunos com deficiência


O Núcleo de Acessibilidade Fagoc (NAF) vem desenvolvendo ações de inclusão que promovem acessibilidade no campus. Atualmente, 15 alunos são acompanhados pelo NAF. O setor, que integra o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Fagoc, é composto por um psicopedagogo, um profissional de atendimento educacional especializado e um intérprete/tradutor da Língua Brasileira de Sinais-Libras.



O NAE busca a interação com o corpo docente para analisar e atender o que for melhor para o aluno. Esse acompanhamento se realiza por meio de atendimentos regulares, para aferir se há/houve adaptação, com acompanhamento aos conteúdos e disponibilizando auxílio para alguma medida específica.


 

O atendimento pedagógico e psicopedagógico compreendem sessões previamente agendadas, dentro dos horários disponibilizados, com profissionais com formação adequada para tal, podendo ser individual ou em grupo. Destina-se a alunos com dificuldades já detectadas anteriormente e o atendimento é realizado por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos formais, como também a conscientização do acadêmico quanto às suas dificuldades e, caso seja imprescindível, o encaminhamento para outros profissionais como psicólogos, médicos, fonoaudiólogos.


 

Vale lembrar também que a Fagoc criou, em maio de 2017, o Plano Institucional de Acessibilidade (PIA) com o intuito de promover a acessibilidade para toda comunidade acadêmica, firmando seu comprometimento em oferecer condições de igualdade e inclusão.


 



Núcleo de Acessibilidade Fagoc garante a inclusão de alunos com deficiência

Facebook