Ex-aluno da Fagoc é o responsável pela ouvidoria da instituição


O ex-aluno do curso de Administração da Fagoc Gustavo Farias é o responsável pela Ouvidoria da instituição. Ele também é pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela faculdade e em Gestão Pública Municipal de Organização e Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Posso afirmar que consegui recuperar através da minha profissão todo o investimento que fiz na faculdade, tanto na graduação quanto na pós-graduação", destaca Gustavo.

Ele ainda afirma que pelo conhecimento adquirido, ele tem a oportunidade de ser o coordenador de um curso técnico na Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho (Polivalente) e ter lecionado em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Há dois anos atuando na Fagoc, Gustavo é o supervisor de processos e responde pela ouvidoria. Mas o que faz um ouvidor? Esse profissional realiza uma ponte entre a população e as instituições. No caso da Fagoc, o ouvidor estabelece um elo entre o aluno e a direção por meio de uma canal de comunicação onde podem registrar manifestos. 

Ele explica que o estudante pode solicitar uma informação, elogiar a faculdade, registrar uma crítica ou até mesmo fazer uma denúncia. "Todo manifesto recebe uma resposta", afirma.

Gustavo elabora mensalmente relatórios onde constam todos os indicadores por curso e setor. "Esse relatório é encaminhado para superintendência acadêmica, onde são discutidas as ações e planos de melhorias para que o manifesto não seja recorrente", e ainda possibilita que "os setores possam aprimorar os serviços prestados aos alunos e a comunidade em geral", explica.

Supervisor de processos, Gustavo Farias, e a auxiliar mirim Marina Pires.

Vale destacar que o aluno deve primeiro procurar resolver a questão com setor envolvido. "Se ele não conseguir resolver com o professor, coordenador ou setores como a secretaria financeira, acadêmica, o aluno pode utilizar a ouvidora", ressalta Gustavo. Para utilizar o serviço, o aluno pode mandar e-mail para ouvidoria@fagoc.br, ligar para o telefone (32) 3539-5600 ou acessar a aba da ouvidoria no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).