Alunos participam de palestra com dicas para o Enade

Exame é obrigatório para obtenção do diploma. Provas acontecem no dia 22 de novembro para concluintes do ensino superior de 26 cursos.


Os alunos dos oitavos períodos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo da Fagoc participaram da palestra Dicas para o Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - na segunda-feira, dia 19. O palestrante, Anderson Córdova, utilizou a prova da edição passada para apresentar métodos de aprendizado para que o aluno possa se dar bem no Enade 2015, que acontece no dia 22 de novembro.   

No início da conversa com os estudantes, Córdova disse que a melhor dica é para eles estudarem bastante. Mas o professor garante que mesmo com toda a preparação, é possível que o acadêmico se depare com alguns itens que ele não saiba. "O que faz a diferença de um aluno para o outro é o olhar refinado sobre as questões. É preciso entender a estrutura do exercício", orienta.

Alguns itens do Enade de 2014 foram resolvidos pelos participantes, a fim de testar o pensamento lógico de cada um. "A probabilidade lógica é o caminho certo para um bom resultado em provas do gênero", afirma Córdova.

O aluno Júnior Padilha de Adminstração lembra da importância do Exame para obtenção do diploma, uma vez que o objetivo deste é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. "É uma prova que avalia o curso, principalmente. Quanto maior a nota, mais relevante será o nosso diploma. Além disso, aprender os "macetes" para esse tipo de prova é um diferencial", relata Júnior.

Enade 2015

É importante ressaltar que os inscritos no Enade devem preencher, até o dia 22 de novembro, o questionário do estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem não preencher será considerado em situação irregular. Além disso, por meio deste formulário, o aluno terá acesso ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante.

A participação do aluno é indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, ou seja, aquele que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade.

Serão avaliados, nesta edição, os cursos de bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.

Também serão avaliados os que conferem diploma de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os participantes podem consultar todas as informações e etapas do Exame no Manual do Enade. O guia apresenta o cronograma e orientações dos procedimentos a serem seguidos.