Pesquisador peruano palestra a alunos de Medicina sobre possível cura do câncer


Aconteceu, dia 26 (sexta-feira), uma palestra com pesquisador peruano José Edwin. O convidado trouxe, aos estudantes de Medicina da Fagoc, conteúdos relacionados ao tema da pesquisa que ele desenvolve no doutorado. O título da palestra foi "Explorando o papel do Carreador Mitocondrial de Piruvato (MPC) em câncer e doenças relacionadas à desregulação do metabolismo do piruvato".

"É muito bom para os alunos verem como que os pesquisadores buscam gerar esses conhecimentos que antes não eram conhecidos. O José Edwin apresentou como ele gera todo esse conhecimento científico no laboratório e também apresentou, não só um pesquisa básica, mas também uma pesquisa aplicada; como que o trabalho dele pode ajudar no entendimento e, talvez, futuramente, na cura de algumas doenças metabólicas e também do câncer", explica o professor responsável pela palestra, Igor Monteze.

José Edwin Neciosup Quesñay é graduado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo, no Peru. Doutorando pelo programa de Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos do Instituto de Biologia da Unicamp, José mora no Brasil há três anos por conta da pesquisa. Além disso, ele atua como colaborador do grupo de Pesquisa em Metabolismo Tumoral do Laboratório Nacional de Biociências/Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.