Pós-graduada em Psicopedagogia na Fagoc auxilia crianças com dificuldade em aprendizagem


A pedagoga Giane da Silva Leite concluiu, recentemente, a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Ela, que é professora de educação infantil, atua, desde maio, como psicopedagoga em uma clínica de psicologia de Ubá. Nas duas frentes de trabalho, a profissional aplica as técnicas aprendidas durante a especialização para auxiliar crianças com dificuldade no processo de aprendizagem. “Descobri na psicopedagogia uma forma de poder fazer algo por outras pessoas”, compartilha.

No áudio abaixo, Giane fala sobre a importância da pós-graduação para sua atuação profissional. Ouça…

Giane conta que, durante a faculdade, estagiou no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Ubá - CAAE - e, dessa experiência, surgiu o desejo de se especializar e atuar na área. “Tive contato com muitas crianças que precisavam mesmo de ajuda. Fui percebendo que com esforço, carinho e sabendo qual tipo de intervenção fazer, o trabalho dá resultado”, afirma.

Um dos grandes desafios, segundo Giane, é que muitas pessoas não sabem como acontece a intervenção do psicopedagogo. “Algumas mães me perguntam: ‘Posso trazer a tarefa para você fazer com ele?’. Aí eu tenho que explicar como todo o trabalho funciona. Digo que eu vou trabalhar dentro daquilo que a criança tem dificuldade e terei uma participação ativa com a família, na escola e outros ambientes que envolvem aquela criança”, explica.

Giane é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Após concluir a especialização em Psicopedagogia na Fagoc, a profissional define que seu próximo passo será o curso de Neuropsicopedagogia.

Ela foi uma das palestrantes do “Ciclo de Conscientização do Autismo: Mais Informação e Menos Preconceito”, realizado entre os dias 31 de março e 02 de abril pela Secretaria Municipal da Educação, Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Maria Aparecida Condé - CAEE, APAE e o Grupo de famílias de Autistas de Ubá - TEAMO. Durante sua fala, destacou a importância do psicopedagogo na inclusão do autista. “Poder participar desse tipo de iniciativa é compensador e trata-se de uma necessidade. Nas palestras, eu tenho a possibilidade de explicar como acontece nosso trabalho e quanto mais gente souber, mais famílias poderão nos procurar para o atendimento”, diz Giane.

 

Psicopedagogia

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. A partir da identificação de dificuldades e de transtornos que interferem na assimilação de algum tipo de conteúdo, o profissional promove intervenções com a finalidade de melhorar, cada vez mais, o desempenho da pessoa.

A atuação pode acontecer em duas áreas: a psicopedagogia clínica, em que profissional trabalha em consultórios e clínicas realizando o atendimento individualizado, e a psicopedagogia institucional, que tem caráter preventivo e pode ser realizado em escolas, ONGs, empresas, hospitais e centros comunitários. “Atualmente, tem muitas empresas que recebem o psicopedagogo para identificar problemas na produção. O psicopedagogo investiga o que está acontecendo; pode ser um problema de relacionamento ou de divisão de trabalho”, afirma Giane.

De acordo com a profissional, trata-se de uma área com muitas possibilidades no mercado de trabalho. “No consultório, chegam aquelas crianças que o professor percebeu que possuem algum tipo de necessidade. Mas, se formos nas escolas, por exemplo, e fizermos uma investigação coletiva com olhar de psicopedagogo vamos descobrir várias crianças com dificuldades”, argumenta.

 

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

As matrículas podem ser realizadas, de segunda a sexta-feira, de 8h as 19h30 no campus da Fagoc, localizado na Rua Doutor Adjalme da Silva Botelho, 20, Bairro Seminário, Ubá. Confira a lista dos documentos necessários para o procedimento:

  • Cópia de Certidão Civil (Nascimento, Casamento, Separação etc.)

  • 1 foto 3x4 (recente);

  • Cópia autenticada do diploma de graduação;

  • Cópia do histórico do curso superior;

  • Cópia da documentação pessoal (título de eleitor, CPF e RG).

Vale lembrar que a Fagoc oferece aos ex-alunos da instituição desconto de 20% nas mensalidades dos cursos de pós-graduação. Mais informações sobre essa promoção podem ser obtidas pelo telefone (32) 3539-5611 ou pelo e-mail npg@fagoc.br.