Reforma da Previdência é debatida em evento de Direito da Fagoc


O curso de Direito da Fagoc promoveu, na segunda-feira (10), um debate sobre a Reforma da Previdência. A iniciativa, que reuniu ainda alunos dos cursos de Administração e Pedagogia, faz parte de uma série de eventos programados para todo o ano que tem como foco a discussão interdisciplinar de assuntos atuais e relevantes.

“A Reforma da Previdência é um tema que afeta todos os cidadãos brasileiros. Por isso, tem que ser tratada com bastante conhecimento de causa, com bastante seriedade e com argumentos que sejam razoáveis para formar o nosso conhecimento acerca da proposta do governo. Então, foram escolhidos a dedo pessoas que estão aqui perto de nós e que têm muita condição de falar com propriedade”, justifica a coordenadora do curso, Luciene Colli, quanto à escolha do assunto e dos palestrantes.

A atividade foi dividida em três painéis. o primeiro teve como tema “A PEC 287/2016: panorama geral da proposta de reforma e a história da previdência social" e foi conduzido pelo supervisor de benefícios e técnico de seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Moisés da Silva.

O segundo teve a participação do professor da Fagoc e mestre em economia Leonardo Parma que falou sobre o déficit da previdência social e os números da economia brasileira relacionados à proposta.

O último painel foi dividido entre os professores adjuntos do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Fernando Laércio e Roberta Freitas Guerra. Nesse momento, foram abordados os critérios propostos para a aposentadoria dos segurados do INSS.

“A academia é o ambiente onde as ideias devem ser debatida. É importante ouvir para rua? Sim! Mas, o mais importante é conhecer aquilo que está sendo proposto. E Nada melhor do que o ambiente acadêmico”, defende Fernando.

Ao final o estudantes puderam fazer perguntas aos convidados. Vale destacar que, como evento tem caráter interdisciplinar, inscrição foi aberta para os alunos de todos os cursos da faculdade. Para Roberta, esse formato valoriza ainda mais a discussão.

“O debate de qualquer tema é riquíssimo, ainda mais considerando um ambiente democrático. Por isso, a importância de se discutir no ambiente universitário um tema de tanta importância que vai impactar tanta gente no Brasil”, afirma.

Clique aqui e confira todas as fotos.