Atendimento via chat
Atendimento via chat

Alunas da Medicina Fagoc realizam intercâmbio internacional


As alunas do curso de Medicina da Fagoc Joyce Fernandes e Layla Vieira realizaram intercâmbio por meio do Programa de Intercâmbio Internacional promovido pela International Federation of Medical Student’s Association (IFMSA).

 

Elas foram contempladas no Programa da Fagoc de Intercâmbio Bolsas de Internacionalização para Discentes com um auxílio no valor de 750 dólares cada uma para ajudar a custear a viagem.

 

Joyce escolheu a cidade de Cusco no Peru como destino. Ela conta que a experiência foi enriquecedora e que pôde conhecer um pouco da medicina peruana por meio do estágio na área de Cardiologia Clínica e que também acompanhou seu tutor em Cirurgia Geral, Cirurgia Ginecológica, Neurocirurgia e Neonatalogia.

 

“Aprendi um pouco sobre o serviço de saúde que é tão diferente do nosso. O Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo com suas dificuldades, ainda é muito mais completo em relação ao que vivenciei lá. Não há serviço de cateterismo (introdução de cateter no corpo), algo que temos aqui em Ubá. O manejo é bem diferente e muitas vezes arriscado. Porém os profissionais de saúde se esforçam sempre para fazer o melhor para os seus pacientes”, afirma Joyce.

 

A aluna do curso de Medicina Joyce Fernandes ao lado de seu tutor do intercâmbio no Peru. Foto: arquivo pessoal.

 

No vídeo abaixo, Joyce conta um pouco sobre seu intercâmbio

 

 

 

Já a aluna Layla optou por realizar o intercâmbio no município de Bucaramanga na Colômbia. A universitária relata que assistiu a seminários, além de conhecer quatro hospitais com diferentes níveis de tecnologia e auxiliar o seu tutor.

 

“Apesar de ser de caráter observacional, o tutor me deixou realizar alguns procedimentos como sutura, permitiu que eu o ajudasse em algumas cirurgias e fizesse alguns exames físicos sob sua supervisão. Além disso, quando tive um tempo vago, o acompanhei em neurocirurgias e, em uma delas, pude entrar e ajudá-lo. Também acompanhei outro tutor no departamento de medicina interna, que no Brasil corresponde a Clínica Geral”, completa Layla.

 

À esquerda da foto, a estudante de Medicina da Fagoc Layla Vieira durante seu estágio na Colômbia. Foto: arquivo pessoal.

 

Confira no vídeo abaixo um pouco da experiência de Layla

 

 

 

IFMSA Brazil 

 

A IFMSA Brazil é parte da comunidade mundial da IFMSA, maior organização estudantil do planeta, que congrega acadêmicos de medicina de mais de 120 países. Fundada em 1991 como primeira Associação vinculada à IFMSA.

 

Em 2014, a Fagoc filiou-se à IFMSA BRAZIL e, desde então, o Comitê Local Fagoc desenvolve diversas atividades entre os acadêmicos e a comunidade local. A faculdade conquistou o direito de receber e enviar intercambistas em novembro de 2017. 

 

Inclusive, os alunos do curso de Medicina da Fagoc já receberam dois intercambistas franceses e um peruano por meio da IFMSA.

 

“Recebemos suporte tanto dos professores do curso, os quais se oferecem como tutores para receber intercambistas, quanto da coordenação da faculdade, que sempre esteve aberta ao diálogo com nosso Comitê e sobretudo da coordenação da medicina", afirma uma das alunas responsáveis por intercâmbios internacionais Letícia Vieira.

 

Letícia destaca ainda que o aluno regularmente matriculado no curso de Medicina da faculdade pode ser um intercambista, em qualquer período. Para isso, basta entrar em contato com o Comitê e avaliar as possibilidades.