Atendimento via chat
Atendimento via chat

Aluno da Fagoc tem artigo publicado no site do Conselho Federal de Medicina


O aluno do 6º período do curso de Medicina da Fagoc, Kaique Antônio Moreno Leão de Azevedo, teve seu artigo com o título “A política de atenção à saúde do homem está esquecida” publicado no site do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Kaique revela que escolheu escrever sobre o tema por se interessar pela área da saúde pública e por, como leitor dos artigos postados no site, notar a ausência de discussões relacionadas à saúde do homem.

 

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) é uma política importante pois discute medidas fundamentais para tornar o homem mais efetivo no combate a doenças frequentes desde a profilaxia ao tratamento. Sua prática ainda é ineficaz nos ambientes de saúde e muitas vezes desconhecidas, por isso cabe uma discussão melhor sobre essa questão seja em ambiente acadêmico seja no espaço de saúde", declara.

 

No texto, o estudante discorre sobre pontos de melhorias na PNAISH, lançada oficialmente em 2009, com o objetivo de promover ações que auxiliam no tratamento, prevenção de doenças e cura da saúde da população masculina. 

 

"Cabe ao homem o estímulo para ir com frequência aos postos de saúde, na realização de exames de rotina e não só para tratar quando doenças os acometem. A participação dos profissionais também é importante, pois são eles que informam e esclarecem todas as dúvidas quanto a sua saúde e o estabelecimento de metas para englobar o maior número de pacientes homens possíveis. Acredito que a política tenha melhorado, ainda que minimamente, a questão do acolhimento e de prevenções de doenças, especialmente a do câncer de próstata", afirma Kaique.

 

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

 

 Aluno do curso de Medicina Kaique Antônio Moreno