Atendimento via chat
Atendimento via chat

Alunos do Sesi participam de projeto sobre Microbiologia na Fagoc


“Mundo micro: conhecendo a Microbiologia”. Esse é nome do projeto de extensão realizado por alunos do 4º período de Medicina da Fagoc em que estudantes do ensino básico do Sesi de Ubá recebem informações sobre a importância dos micro-organismos.

Durante iniciativa, iniciada na sexta-feira (20), as crianças assistem a uma aula teórica com diversas informações sobre bactérias e fungos, uma aula prática no laboratório de Microbiologia, em que os estudantes podem visualizar macroestruturas e micro-organismos - pelo microscópios -, e um quiz com perguntas sobre o conteúdo apresentado.

Confira o vídeo em que aluno Felipe Campos Soares fala sobre a projeto.

 

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Juliana Alves Resende, um dos objetivo é conscientizar sobre a importância desses micro-organismos para saúde, uma vez que, recorrentemente, são associados a causas de doenças. “Os alunos têm a possibilidade de mostrar para as crianças que é importante cuidar da saúde, já que as bactérias causam doenças, mas também que nós precismos desses micro-organismos em nosso corpo para vivermos”, afirma a professora.

Juliana destaca ainda que participar desse tipo de extensão é muito importante para a formação dos alunos de Medicina, por, principalmente, permitir o contato deles com a comunidade desde a academia.

“Um dos grandes problemas dos profissionais é que eles saem da faculdade com um linguajar muito técnico; muito científico. Como que eles irão falar que a bactéria apresenta característica de ubiquidade? Como mostrar que a bactéria é potencialmente patogênica? Eles não podem dizer dessa maneira. Tem que falar que as bactérias estão em todos os lugares e que elas podem, eventualmente, causar doenças. Então, durante a o projeto, eles vão treinar a linguagem, até porque eles podem vir a ser pediatras e vão ter que conversar com as crianças sobre esses assuntos”, explica Juliana.

O projeto irá receber no próximo mês outras estudantes para participar da iniciativa. Clique aqui e confira todas as fotos.