CEUA UNIFAGOC promove ciclo de palestras voltadas para experimentação animal


 

A fim de apresentar conhecimentos básicos aos alunos que pretendem trabalhar com animais de laboratório, o Comitê de Ética no uso de Animais(CEUA) do UNIFAGOC promove um ciclo de palestras com o tema Experimentação Animal, no dia 15 de maio, das 09h às 12h. As palestras acontecerão de forma remota e serão transmitidas pelo canal do Youtube TV UNIFAGOC. 

 

A iniciativa, que é requisito obrigatório para a participação em projetos que envolvam estudos com o uso de animais, é direcionada para estudantes da graduação, iniciação científica, pós-graduação e pesquisadores. 

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de maio por meio do link disponível no botão abaixo: 

 

 

 

Na primeira palestra do ciclo o tema Bem-Estar na Experimentação Animal será abordado pela professora de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro da International Society for Applied Ethology (ISAE),  integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), editora-chefe da Revista Brasileira de Zoociências, participante da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFJF, doutora Aline Cristina Sant’Anna.


 

Em seguida, os participantes poderão assistir à palestra Ética e Experimentação com Modelos Animais, ministrada pela professora da Universidade de São Paulo junto a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/FZEA, membro do Grupo de Estudos para a análise de questões relativas a Biotérios e Comissões de Ética em Uso Animal na Universidade de São Paulo, membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CPEh/FZEA e membro da Diretoria do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal - CBRA gestão 2019-2023, doutora Daniele dos Santos Martins
 

Para encerrar o evento, o tema Experimentação Animal e Bioterismo será abordado pelo professor, pesquisador de Imunologia Veterinária e as suas interfaces com a sanidade dos rebanhos de produção, com experiência no estudo do desenvolvimento da imunidade de ungulados, imunidade nas protozoonoses e no estudo de doenças do rebanho leiteiro e domínio de técnicas bioquímicas e de biologia molecular aplicadas no estudo da imunidade. Consultor "ad hoc" sigproj e experiência em administração acadêmica do ensino superior, doutor Adolfo Firmino da Silva Neto. 

 

Vale destacar que haverá emissão de certificado para todos os participantes.