Atendimento via chat
Atendimento via chat

Confira as novidades do Regime Letivo Remoto UNIFAGOC para o segundo semestre de 2020


 

O Centro Universitário UNIFAGOC dará início ao segundo semestre letivo remoto na próxima segunda-feira (10). A fim de manter a continuidade da prestação do serviço educacional com a qualidade e inovação que os alunos já conhecem e em conformidade com as normas do Ministério da Educação (MEC), a Instituição anuncia novidades para o Regime Letivo Remoto.

 

Uma das mudanças está relacionada ao sistema das aulas remotas. Neste semestre, o conteúdo das disciplinas teórico cognitivas será oferecido por meio de aulas síncronas, em que é necessária a participação do aluno e professor no mesmo ambiente, neste caso, virtual por meio das ferramentas tecnológicas informadas previamente pelo professor.

 

Os alunos também contarão com as aulas assíncronas, que são aquelas consideradas desconectadas do momento real e/ou atual, não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja realizado.


Vale destacar que as aulas síncronas serão ministradas durante o horário normal de aula conforme calendário de cada turma disponível no Siga a partir do dia 10 de agosto. Já as aulas assíncronas serão postadas no Siga, dentro do Estudo Dirigido.

 

Outro destaque é que as aulas e atividades práticas serão INTEGRALMENTE REPOSTAS DE MODO PRESENCIAL assim que a Prefeitura e/ou o Governo do Estado de Minas Gerais autorizarem a realização destas no campus do UNIFAGOC. A Instituição já está 100% preparada para a ministração das práticas e demais atividades presenciais em conformidade com os protocolos de segurança no combate ao contágio pelo novo coronavírus. Confira mais AQUI

 

Uma Reunião Remota será realizada nos dias 06, 0710 e 11 de agosto, a partir das 19h, pelo Diretor de cada curso da Instituição para suas turmas, a fim de detalhar todas as mudanças. Os alunos serão comunicados pelo Diretor de seu curso sobre a plataforma em que a reunião será realizada. Cinfira abaixo as datas e horário de cada reunião:

 

 

Outra atualização se refere ao controle da presença dos acadêmicos que agora será feita de duas formas

 

  • Durante as aulas síncronas a presença será computada ao aluno mediante a sua participação nas ferramentas nas quais as aulas estiverem sendo transmitidas. A participação pode limitar somente a sua presença no evento, sem a necessidade de interação com as aulas. 

 

  • Por meio das atividades assíncronas a presença será computada ao aluno mediante a entrega da Atividade Avaliativa Remota daquele período. 

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

 

Desta forma, o calendário de atividades e exames remotos do segundo semestre de 2020 será da seguinte maneira:

 

*As provas e atividades poderão ocorrer de forma remota ou presencial, sendo esta última possibilidade condicionada à autorização pela Prefeitura.

 

  • Distribuição dos Pontos – Turmas INOVA

 

*As provas e atividades poderão ocorrer de forma remota ou presencial, sendo esta última possibilidade condicionada à autorização pela Prefeitura.

 

  • Distribuição dos Pontos – Turmas TRADICIONAIS 

 

Os Exames Remotos constituem-se de cinco questões abertas ou fechadas, por disciplina. Para os cursos do modelo Inova, o Projeto Integrador não participa dos Exames Remotos. Inicialmente os Exames Remotos serão realizados dentro da plataforma AVA.QSTIONE e gradativamente serão substituídas por Avaliações Presenciais, prevalecendo as mesmas data e pontuação do Exame Remoto.

 

I Exame Remoto segundo semestre - 24 a 28 de gosto

II Exame Remoto segundo semestre - 14 a 18 de setembro

III Exame Remoto segundo semestre - 28 de setembro a 02 de outubro

IV Exame Remoto segundo semestre - 19 a 23 de outubro

V Exame Remoto segundo semestre - 03 a 06 de novembro

VI  Exame Remoto segundo semestre - 23 a 27 de novembro

 

Já a Atividade Remota, deverá ser publicada pelo aluno no Siga na data informada. Caso o aluno não cumprir o prazo sem justificativa, a não realização da atividade resultará em falta e a perda dos pontos. 

 

Prazo final de envio atividade I segundo semestre - 29 de agosto

Prazo final de envio atividade II segundo semestre - 19 de setembro

Prazo final de envio atividade III segundo semestre - 03 de outubro

Prazo final de envio atividade IV segundo semestre - 24 de outubro

Prazo final de envio atividade V segundo semestre - 07 de novembro

Prazo final de envio atividade VI segundo semestre - 28 de novembro

 

Os alunos também poderão conferir as datas e horários das aulas, atividades e exames dentro do Siga. 

 

Volta das atividades presenciais

 

Havendo a autorização pelos órgãos competentes para retorno das aulas presenciais, o calendário continua válido fazendo adaptações no sistema apresentado. Caso isto aconteça, a instituição irá emitir um comunicado oficial à toda comunidade acadêmica.