Atendimento via chat
Atendimento via chat

Fagoc marca presença na I Jornada de Psiquiatria e Saúde Mental da Zona da Mata


Nos dias 14 e 15 de setembro acontece a I Jornada de Psiquiatria e Saúde Mental da Zona da Mata Mineira em Juiz de Fora. Por meio da Liga Acadêmica de Psiquiatria da Fagoc, a instituição marca presença no evento, tanto na organização, quanto na programação.

 

A iniciativa será realizada na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora e se configura como um dos eventos que compõe a programação do Setembro Amarelo no interior do estado. A jornada busca discutir a temática da campanha – suicídio – nas mais diversas perspectivas, por meio de palestras e mesas redondas. Além disso, haverá espaço para apresentação de trabalhos científicos (pôsteres). Confira, a seguir, a programação.

 

Para mais informações clique aqui

 

O valor da inscrição é R$40,00 e a mesma pode ser feita por meio do preenchimento de formulário disponível neste link. O pagamento pode ser realizado via depósito bancário, ou diretamente com os organizadores do evento. Em Ubá, as inscrições podem ser pagas com a estudante de Medicina da Fagoc Letícia Vieira (31- 9 9655-8824).

 

Para Letícia, eventos como esse favorecem “a união de estudantes de diferentes faculdades em prol de um bem comum”, que, neste caso, é falar de um tema sensível e de grande relevância social, que é o suicídio.  

 

“Essa Jornada busca esclarescer diversos aspectos deste ato e também desmistificar a imagem do suicida, fazendo com que seja mais fácil reconhece-lo e ajuda-lo. Sabemos que os males psiquiátricos podem se apresentar em qualquer consultório ou hospital, assim sendo, vale a pena para qualquer estudante e futuro profissional de saúde ter uma noção mais do que básica sobre como atender um paciente como esse”, conclui a estudante.

 

 

PROGRAMAÇÃO :

14 de Setembro de 2018 – (sexta-feira)

17h – CERIMÔNIA DE ABERTURA do II CONGRESSO MÉDICO ACADÊMICO e I JORNADA DE PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL DA ZONA DA MATA.

 

18h40 – SALÃO PRINCIPAL: Suicídio em Médicos e Estudantes: assunto tabu e negligenciado – Dr. Humberto Correa (Presidente da AMP- Associação Mineira de Psiquiatria)

 

19h40 – “O sujeito que escolhe morrer: o suicídio na clinica psicanalítica ” – Flávia de Carvalho Sica Laroca Guimarães

 

20h40 – Suicídio: uma reflexão sobre a natureza do ato – Douglas Nunes Abreu

 

21h20 – Coffee break

 

 

15 de Setembro de 2018 – (sábado)

08h40 – SALÃO PRINCIPAL: O uso da Cetamina em Psiquiatria: Tratamento de Depressão e Ideação Suicida – Dr. Guilherme Rolim. Palestrante AMP

 

09h20 – SALÃO PRINCIPAL: Conduta em Idosos com Suicidabilidade – Dr. Rodrigo Nicolato. Palestrante AMP

 

10h – Palestra: Estratégia para Prevenção do Suicídio – Dr. Alex Fabrício

 

11h – 1ª Mesa redonda: Responsabilidade Liga Acadêmica de Psiquiatria da Fagoc

 

12h – Almoço

 

14h – Apresentações Orais e Pôsteres dos Trabalhos Científicos selecionados – Trabalhos serão publicados pela Revista da Associação Médica de Minas Gerais (RMMG).

 

16h – Coffee break

 

16h20 – 2ª Mesa redonda: Autoextermínio no Idoso – Liga Acadêmica de Psiquiatria Suprema

 

17h20 – 3ª Mesa redonda: Manejo/Conduta do Paciente Suicida – Liga de Saúde Mental Suprema

 

18h20 – 4ª Mesa redonda: Responsabilidade Liga Acadêmica de Psiquiatria da Unipac

 

19h30 – Encerramento

 

19h45 às 21h –Coquetel de Encerramento