Atendimento via chat
Atendimento via chat

Inscrições abertas para o 1º Concurso de Poesia, Redação e Fotografia - Prêmio Antonio Olinto


 

A Fagoc dá início as inscrições do primeiro Concurso de Poesia, Redação e Fotografia – Prêmio Antonio Olinto. A iniciativa faz parte das atividades em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019. O edital pode ser conferido AQUI.

 

O concurso é destinado a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares da cidade de Ubá. Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:

 

  • Poema - para os alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental;
  • Narrativa Dialogada - para os alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental;
  • Fotografia - para os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

 

Os trabalhos devem ser produzidos de acordo com o formulário padrão de cada categoria, que podem ser conferidos abaixo:

 

Formulário  Modalidade: FOTOGRAFIA

Formulário  Modalidade: NARRATIVA DIALOGADA

Formulário  Modalidade: POEMA

 

Para que os alunos possam concorrer, a escola deve estar inscrita no concurso. A inscrição da instituição deve ser feita, até o dia 18 de abril (quinta-feira), pelo link disponível no botão abaixo.

 

 

 

Cada instituição de ensino poderá selecionar até três trabalhos em cada categoria, que deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação no Setor de Programas Literários, na Rua Coronel Carlos Brandão, das 9h às 15h, no dia 30 de abril (terça-feira).

 

É necessário que os trabalhos sejam colocados dentro de um envelope lacrado com o nome da escola e a seguinte identificação: Concurso de Fotografia, Poesia e Redação - Prêmio ANTONIO OLINTO. Além dos trabalhos, dentro do envelope, deve ser inserido um envelope menor com a ficha de inscrição individual, disponível AQUI.

 

A avaliação será feita com base nos critérios dos itens disponíveis no Manual do Professor. Clique AQUI e confira. 

 

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. O prêmio para as Poesias e Narrativas Dialogadas selecionadas será um tablet para cada autor e um smartphone para seus respectivos professores orientadores. A premiação para os três melhores da categoria de Fotografia será um smartphone para cada autor e outro para seu orientador.

 

Os trabalhos premiados serão reunidos em uma exposição realizada em setembro, mês que marca 10 anos da morte de Olinto. Na ocasião, será lançada a segunda edição do livro “São eu, estas coisas”, de autoria da professora da Fagoc Cláudia Condé, que traz histórias do escritor e membro imortal da Academia Brasileira de Letras.

 

 

Centenário Antonio Olinto

 

Fagoc, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubá e da Superintendência Regional de Ensino, prepara uma série de ações em comemoração ao centenário de nascimento do escritor Antonio Olinto, que é celebrado neste ano de 2019.

 

Além de homenagear Antonio Olinto, as iniciativas têm o objetivo de dar visibilidade à obra do autor tanto no ambiente acadêmico da faculdade quanto na comunidade, a fim de destacar sua importância para o engrandecimento da Língua Portuguesa e da cultura mineira.

 

A comemoração do centenário de nascimento de Antonio Olinto também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Fagoc. O autor prestigiou várias atividades da instituição de ensino, cuja biblioteca tem o seu nome.