Atendimento via chat
Atendimento via chat

Lançamento da Mostra Celidônio Mazzei - 100 anos de arte fotográfica acontece na Fagoc


Mostra homenageia centenário de trabalho de pioneiro na fotografia em Ubá e resgata registro históricos da cidade e da região

 

O Auditório Ay Barroso - campus Fagoc - foi o local escolhido para receber o lançamento da Mostra Celidônio Mazzei – 100 anos de arte fotográfica. A cerimônia aconteceu no sábado, dia 08 de dezembro.

 

Organizada pela família em parceria com faculdade ubaense, a iniciativa marca o centenário do trabalho do fotógrafo Celidônio Mazzei, considerado pioneiro na arte da fotografia em Ubá e que possui em seu acervo vários registros históricos da cidade e da região.

 

A mostra é composta por mais de 200 fotografias entre os painéis expostos e o vídeo exibido nos telões. Foram projetados também filmes da autoria de Celidonio com cenas da cidade de ubá e região a partir da década 50.

 

Na foto, o registro de Ricardo Mazzei, filho caçula de Celidonio, faz uma fala de agradecimento aos convidados e aos colaboradores da Mostra.

 

“Nossa intenção não é apenas reunir aqui hoje. Mas, é resgatar esse acervo que faz parte da cultura popular de Ubá, que essa cultura ímpar. E Resgatando, a intenção nossa é que as novas gerações venham conhecer o que foi Ubá há 100 anos”, compartilha um dos filho de Celidonio e organizador da Mostra, Ronaldo Mazzei.

 

A cerimônia contou com a participação autoridades, entre elas o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, e presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Miguel Arcanjo de Paula Batista.

 

Representando a faculdade, estiverem presentes o diretor geral, Marcelo Andrade e os representantes da mantenedora Nelson Parma e Cláudio Azevedo.

 

O diretor geral da Fagoc e o prefeito de Ubá, se uniram aos bisnetos de Cledonio durante descerramento da placa comemorativa da Mostra.
 

As irmãs Célia e Celma Mazzei, filhas do fotógrafo, participaram do evento com uma apresentação musical, acompanhadas do pianista José Maria Rocha. A escolha do repertório também homenageou Celidonio. “Nós estamos apenas revivendo um tempo. Porque, quando nós éramos menininhas, nosso pai, italiano, ensina para gente canções tradicionais italianas. Então, selecionamos duas delas para lembrar esse momento”, explica Célia.

 

Momento da apresentação das cantora Célia e Celma, fillhas de Celidonio Mazzei.


A Mostra possui apoio do programa do governo federal Mais Cultura e ficará exposta para visitação do dia 12 a 30 de dezembro no Fórum Cultural de Ubá, situado na Praça São Januário, de segunda à sexta-feira das 14h às 21h. Em 2019, serão organizadas mostras itinerantes nas escolas e nas cidades vizinhas como forma de continuar as comemorações do centenário.

 

Clique aqui e veja todas as fotos.

 

Confira a cobertura de TV Fagoc...




Família Mazzei ao final do cerimônia de lançamento da Mostra Celidônio Mazzei - 100 anos de arte fotográfica acontece na Fagoc.


Lançamento da Mostra Celidônio Mazzei - 100 anos de arte fotográfica acontece na Fagoc

Facebook