Atendimento via chat
Atendimento via chat

Novo software facilita a busca dos livros


Rapidez na busca e facilidade de acesso aos livros costumam ser as principais exigências dos usuários de uma biblioteca. Com este objetivo, a bibliotecária da FAGOC, Izabela Maria Capovilla Bernardes, implantou, desde fevereiro de 2003, o software "E-Book". "Desenvolvemos um sistema de maior interação com o usuário", afirma Izabela, que é formada em Biblioteconomia pela FATEA, em Lorena, São Paulo, e trabalha com automação de bibliotecas desde 1994.

Associada a um grupo de analistas de sistema, programadores e designers gráficos, a bibliotecária dirige a empresa Praxis Soluções, com sede em Belo Horizonte. O software criado por esta equipe, o "E-Book", substituiu o "Yeshûa", que era usado na FAGOC até o ano passado. Mais avançado, o E-Book facilita a busca por assuntos, através de palavras-chave, além de controlar o empréstimo, reservas, devoluções e multas.

Esta nova tecnologia representa, como explica Izabela, uma mudança de paradigma: "O desafio dos bibliotecários está no desenvolvimento de sistemas que facilitem a recuperação da informação pelo conteúdo e não mais pelo assunto. Antes, havia uma preocupação com o armazenamento ordenado dos livros por assuntos nas prateleiras. Hoje em dia, isso não importa. Basta que cada livro esteja numerado e indexado para que o software informe ao usuário sua localização nas prateleiras. O E-Book pode, inclusive, fornecer uma planta baixa do espaço físico da biblioteca e apontar a localização da estante com o livro procurado".

Izabela cita como exemplo desta mudança de paradigma o método de armazenamento de livros da Biblioteca Nacional, onde os 9 milhões de volumes são guardados por ordem de chegada e não por assunto.

Parceria com a Biblioteca Nacional para livros eletrônicos

Outra novidade da FAGOC é a parceria firmada com a Biblioteca Nacional, para alimentação da base de dados com livros eletrônicos. Todo mês, serão disponibilizados 30 livros para leitura online ou para impressão em papel comum, como o leitor preferir.

A Fundação Biblioteca Nacional, subordinada ao Ministério da Cultura, é responsável pelo registro de todas as obras intelectuais do país, classificadas pelo código ISBN. Mais informações sobre a Biblioteca Nacional podem ser obtidas no site www.bn.br.

Mudanças no espaço físico

O projeto da FAGOC é transferir a biblioteca para o térreo do prédio onde estão os laboratórios de informática. A entrada será construída no local em que hoje funciona o laboratório de anatomia, em frente ao estacionamento principal da Faculdade. Pela amplitude dos espaços, serão criadas também salas de estudo em grupos e cabines individuais e instalados terminais de computador para consultas à base de dados da biblioteca e à internet.

O lugar onde a biblioteca funciona atualmente será transformado em auditório para palestras, conferências e apresentações culturais.