Atendimento via chat
Atendimento via chat

Pedagogia e NAF do UNIFAGOC realizam VI Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade


O curso de Pedagogia do UNIFAGOC juntamente ao Núcleo de Acessibilidade (NAF) promoveram o VI Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade. A iniciativa  aconteceu de maneira remota, na última terça-feira (10), e foi transmitida pelo canal do Youtube TV UNIFAGOC. 

 

A diretora da graduação e coordenadora do NAF, Adriana Mollica deu início ao evento agradecendo a participação dos que estavam assistindo e deu uma breve explicação sobre a ação. 

 

“Entendemos que eventos como este são essenciais para promover a conscientização e trazer novas reflexões. Mais do que cumprir com a lei nº 13.146/2015, objetivamos difundir a inclusão e a acessibilidade, em conformidade com a responsabilidade social. Desejamos que ocasiões como a de hoje se multipliquem, para que as pessoas acreditem e se empenhem em realizar a inclusão de fato e não somente para atender às leis. Nosso desejo é que as pessoas, independente das suas deficiências, tenham uma vida digna e igualitária, dentro de uma sociedade que respeite as suas diferenças”, afirmou Adriana. 

 

O encontro teve sequência com o Administrador formado pelo UNIFAGOC, Gabriel Doriguetto que compartilhou com os participantes a sua experiência durante a faculdade e sobre o auxílio que recebeu do NAF no período. 

 

Em seguida, a pedagoga e assistente social, Flávia Soares ministrou uma palestra com o tema “Inclusão Perversa e Olhares sobre a Acessibilidade”. A noite também contou com a presença do professor, terapeuta ocupacional  e estudioso do desenvolvimento humano, Luis Fernando Bevilacqua, que abordou o tema “Reflexões sobre a Inclusão Perversa: o passado e o presente”. 

 

Vale destacar que o evento também teve a participação das intérpretes de libras Amanda Carmo e Alícia Rosa. 

 

Ao final da transmissão, as professoras Ludmilla Araujo, Euzélia Squizzato e Cláudia Oliveira agradeceram a audiência. Ainda foi realizado um sorteio com os que estavam online. 

 

Para encerrar o  VI Encontro sobre Inclusão e Acessibilidade os alunos do sexto período do curso de Pedagogia, que integram o Coral de Libras, prepararam uma apresentação da música Pela Estrada, composta por Carla Sceno e Eliane Cardoso e cantada por Natalia Fonseca e Eliane Cardoso.

 

Confira abaixo, como foi o evento.