Atendimento via chat
Atendimento via chat

Pedagogia Fagoc promove comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down


 

O curso de Pedagogia da Fagoc promoveu, na segunda-feira (18), um evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21). Além dos alunos e professores da graduação, a iniciativa reuniu ainda estudantes de Enfermagem e Psicologia da faculdade e outros convidados.

 

Clique aqui e veja as fotos.

 

O principal objetivo do evento foi informar e conscientizar a comunidade sobre o que é essa síndrome. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Adriana Mollica, promover ações do gênero faz parte da responsabilidade social da faculdade enquanto instituição de ensino superior. Confira o depoimento completo de Adriana no vídeo abaixo…

 

 

Na abertura da cerimônia, o aluno da Apae de Ubá Álvaro Soldadi da Cruz, que possui Síndrome de Down, apresentou a música Imagine (The Beatles) executada em flauta transversal.

 

Álvaro Soldadi da Cruz ao lado da coordenadora de Pedagogia, Adriana Mollica.

 

 

Na sequência, a palavra foi passada à Psicopedagogia Priscilla Alves Pinto que palestrou sobre Síndrome de Down: família, escola e sociedade na luta pela inclusão. A profissional também pôde compartilhar sua experiência com parte da equipe de integração sensorial da Apae de Ubá.

 

O aluno da Apae de Ubá Marciell Silva Santos, que também possui Síndrome de Down, mostrou suas habilidades com a dança ao se apresentar imitando Michael Jackson, de quem Marciell é fã. O adolescente participou do Festival Regional Nossa Arte na cidade Alto do Rio Doce (MG) onde sua equipe foi classificada em primeiro lugar.

 

 

A segunda palestra da noite foi com a fonoaudióloga Patrícia Aparecida Pogianelo Mendes, que abordou o tema Conquistas e avanços na Síndrome de Down: o empoderamento na sociedade. Patrícia é neuropsicopedagoga clínica e institucional e atua em oficinas de música e de linguagem para adolescentes com síndrome de down e para autistas.

 

O adolescente filho da palestrante Patrícia, Luiz Eduardo Pogianelo Mendes, encerrou a noite como uma apresentação de bateria e ainda cantou uma canção.

 

 

Na ocasião, aconteceu uma exposição de brinquedos pedagógicos produzidos pelos alunos do 5º período de Pedagogia com materiais recicláveis.

 

A atendente educacional especializada do Núcleo de Acessibilidade Fagoc (NAF), Euzélia Squizzato, defende que trazer assuntos como esse para o contexto acadêmico é importante para os alunos. Assista ao depoimento completo...