Atendimento via chat
Atendimento via chat

Retrospectiva 2015


O ano de 2015 foi um período de muitas vitórias para a Fagoc, confira algumas delas na retrospectiva que o Núcleo de Comunicação Fagoc preparou...

06/03 - Núcleo de Prática Jurídica

No dia 06 de março, foi inaugurado o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), um laboratório de aprendizado onde alunos do curso de Direito da Fagoc realizam atendimento jurídico gratuito a pessoas carentes. É oferecida assistência a demandas de natureza cível, com destaque para assuntos de direito da família. Confira a matéria sobre a inauguração do NPJ...

 

18/03 - Núcleo de Comunicação Fagoc

Em março de 2015, foi criado o Núcleo de Comunicação Fagoc (NCF). O setor é a reformulação da Agência de Notícias Fagoc (ANF) que funcionava no Marketing, apoiando ações relacionadas à comunicação interna e externa, produção de conteúdo e assessoria de imprensa da instituição. O NCF cobriu as principais iniciativas da instituição durante o ano e trouxe novos formatos nos conteúdos divulgados tanto no site quanto na página do facebook da instituição. Um dos destaque é o canal no YouTube TV Fagoc. Em 2015, foram mais de 130 vídeos publicados entre matérias, entrevistas e outras tendências do webjornalismo, fazendo com que o NCF seja também um laboratório prático para os alunos. 


 

25/03 - Calourada

O dia 25 de março foi a data escolhida para a realização da Calourada 2015 da Fagoc. A iniciativa tem por objetivo festejar a chegada dos novos alunos e promover a integração entre calouros, veteranos e colaboradores. Nesta edição, o evento contou com a participação das bandas Chinela de Palha e Batuque Carioca. Confira a matéria produzida pelo NCF...

 

01/06 - Administração em 1 minuto

Para facilitar a vida do micro e pequeno empresário e da comunidade em geral, O curso de Administração da Fagoc lançou, no dia 1º de junho, o projeto "Administração em 1 minuto". A cada semana, um novo episódio é divulgado com temas do cotidiano associados a conteúdos da graduação. Os programas são gravados no laboratório de TV do curso de Jornalismo e produzidos pela equipe do Núcleo de Comunicação da Fagoc. Clique aqui e confira todos os episódios de 2015.

 

Fagoc na comunidade

Um dos destaques do ano é o aumento do número de ações em que alunos da Fagoc ofereceram algum tipo de assistência ou serviço à comunidade. São exemplos a participação no Integração Cidade, Festa da Família do Centro Educacional Jean Piaget e a Feira de Profissões do Colégio Imaculada Conceição. Para o diretor geral da faculdade, Marcelo Andrade, tornar essa participação mais recorrente é um objetivo da instituição. “A faculdade por meio de ações práticas consegue contribuir cada vez mais com a comunidade”, defende.

 

03/08 - Nova sala dos professores

Os professores da Fagoc ganharam um novo espaço de convivência em agosto. O local foi projetado para atender as necessidades do corpo docente da instituição no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como planejamento de aula, pesquisa e correção de provas, além de ser um ambiente para descanso durante os momentos de intervalo. De acordo com o superintendente acadêmico, Marcelo Daibert, essa era um solicitação feita pelos próprios professores. Assista ao vídeo e conheça esse ambiente...

 

07/08 - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Foi inaugurado, na manhã do dia 07 de agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Ubá. Trata-se de uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que tem o objetivo de resolver conflitos antes que cheguem à justiça em forma de processo. A cerimônia aconteceu no Fórum Desembargador Câncio Prazeres, local em que funcionará a unidade. A Fagoc, como uma das parceiras do projeto, possui quatro estagiários atuando na unidade, sendo três de Direito e um de Psicologia. Clique aqui e assista à reportagem da TV Fagoc.

10/08 - Ensino à distância

No segundo semestre de 2015, a Fagoc, com a proposta de possibilitar aos alunos flexibilidade e autonomia na hora de estudar, iniciou a oferta de Ensino à Distância (EAD). Os estudantes recebem um livro didático e contam com Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, que possui várias ferramentas de interação com os colegas e professores, além de conteúdos multimídia, como videoaulas, guia de estudos e fóruns de discussão, que servem de complemento ao livro. Assista ao vídeo saiba mais sobre a escolha do AVA utilizado pela Fagoc:

 

27/08 - 16 anos

Em 2015, a Fagoc completou 16 anos. O credenciamento que autoriza o funcionamento da faculdade foi publicado no dia 27 de agosto de 1999 no Diário Oficial da União (DOU). Hoje, São mais de 1.800 pessoas que realizaram seus sonhos, se tornando profissionais por meio de um ensino de qualidade. E para celebrar a data, ex-alunos gravaram vídeos contando como a instituição contribuiu para sua formação. Clique aqui e veja os depoimentos.

 

Agosto - Núcleo de Apoio ao Estudante

No segundo semestre, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), coordenado pela professora Adriana Mollica, foi reformulado e passou a funcionar como Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Além do assistência pedagógica e social já oferecidas pelo setor, uma novidade é o acompanhamento psicológico para o aluno, com o foco em solucionar problemas que em relação à faculdade. A profissional responsável por esse serviço é a psicóloga Cristina Toledo. A equipe do NAE é composta ainda pelo assistente administrativo Rodrigo Azevedo, assistente social Lúcia Silva e a estagiária Andreza Martins.

 

01/09 - Foca na Fagoc

Foca na Fagoc é nome do jornal interno da instituição, lançado no dia 1º de setembro. Neste semestre, o informativo foi produzido pelos alunos do 6º período de Jornalismo em parceria com o Núcleo de Comunicação Fagoc. Quinzenalmente, uma nova edição do impresso foi divulgada com as principais notícias da instituição. Entre os destaques do projeto está o uso de QrCode - código que redireciona o leitor para conteúdos complementares na internet - e o Fivi, personagem de uma série de charge que, de forma bem humorada, abordou temas de destaque no cenário nacional, regional e local, além de situações do universo da faculdade. Clique aqui e confira a matéria feita no dia do lançamento do jornal.

 

04/09 - Selo de qualidade no Guia do Estudante

As graduações de Ciências Contábeis e Educação Física da Fagoc receberam selo de qualidade pelo Guia do Estudante (GE), avaliados com 3 estrelas. A avaliação foi publicada na GE Profissões Vestibular 2016, revista da Editora Abril destinada a vestibulandos que apresenta avaliações de diversos cursos e instituições de ensino superior, além de assuntos relacionados ao mercado de trabalho e atuação profissional. Enquanto a Contabilidade comemora pela primeira vez esse reconhecimento, a graduação de Educação Física da Fagoc figura, pela segunda edição consecutiva, entre os cursos bem avaliados pela GE.

09/09 - Enfermagem

No dia 09 de setembro, a Fagoc recebeu o relatório da visita técnica realizada pela Comissão Avaliadora do MEC para a autorização do curso de Enfermagem. O documento apresentou parecer favorável com o conceito 4 na avaliação. Durante a visita "in loco" foram analisados diversos aspectos, como organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, instalações físicas da instituição, além de algumas documentações. Para a abertura oficial do curso, é necessária a publicação da avaliação feita pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) no Diário Oficial da União (DOU). A equipe do Núcleo de Comunicação produziu um vídeo que explica as etapas para autorização de um curso superior. Clique aqui para assistir.


 

30/09 - Projeto Qualidade de Vida

A Fagoc implantou, no mês de setembro, o projeto Qualidade de Vida do Colaborador, que tem por objetivo realizar ações de prevenção e intervenção na saúde do servidor, promovendo melhoria na vida e, consequentemente, no rendimento dos funcionários. A iniciativa é do setor de Recursos Humanos da instituição e fornece gratuitamente aos colaboradores atendimento médico, psicológico, atividades físicas durante a jornada de trabalho e assistência social.

 

28/10 - Fala aí

Fala Aí! é um projeto do Núcleo de Comunicação Fagoc em parceria com o curso de Jornalismo que tem por finalidade dar voz a alunos, professores e colaboradores da instituição, para opinar a respeito de temas que recebem destaque na mídia nacional e local. Já foram abordadas questões como “Você é favor do Impeachment?” e “Pra quem deixaria seu acesso no facebook?”. Em dezembro, a iniciativa veio com novidade: Fala Aí Entrevista. Uma personalidade é convidada para expor sua visão sobre assuntos da atualidade. O primeiro participante desse formato foi o humorista Murilo Gun. Clique aqui e confira os vídeos desse projeto.

 

31/10 a 02/10 - Game Party

Considerado o maior evento de jogos de Ubá e região, o Fagoc Game Party bateu recorde de público em 2015. Em sua quinta edição, foram cerca de 1.200 participantes nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. A iniciativa, que é promovida pelo curso de Ciência da Computação, aconteceu no campus da faculdade e reuniu adeptos a jogos eletrônicos para se divertirem e disputarem. Entre os games disponibilizados estavam o dotA, Counter Strike, FIFA 14, Guitar Hero e Street Fighter. No dia 16 de novembro, os organizadores realizaram a entrega dos 830 kg de alimentos não perecíveis e 662 litros de óleo arrecadados na entrada do evento. Os donativos foram distribuídos entre quatro entidades de Ubá: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação Vida com Deus, Comunidade Terapêutica Novo Amanhecer e Dona Maria do Sopão. Assista a matéria do TV Fagoc:

 

31/10 - Web Rádio Fagoc

31 de outubro foi o dia em que foi ao ar a primeira transmissão "ao vivo" da Web Rádio Fagoc. A estreia aconteceu durante a abertura do Game Party. O projeto é idealizado por estudantes do curso de Jornalismo sob a supervisão do Núcleo de Comunicação Fagoc. O layout da rádio é responsivo, ou seja, ele adapta-se a qualquer dispositivo móvel e interatividade é a palavra-chave do projeto, pois o usuário pode participar das programações pelas redes sociais. 2016 promete novidades na programação e iniciativas do projeto. Clique aqui e acesse a Web Rádio.

 

04/11 - Educação Física e Ciência da Computação da Fagoc recebem 4 ENADE

Os cursos de Ciência da Computação e Educação Física (licenciatura) da Fagoc receberam conceito 4 no Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dois índices tem por objetivo avaliar as graduações e, por consequência, a Instituição de Ensino. Com esse resultado, "a Fagoc, cada vez mais, se consolida como a melhor faculdade de Ubá e da região", afirma o superintendente acadêmico, Marcelo Daibert, em seu perfil no facebook.

 

09 a 13/11 - VII Semana Acadêmica Unificada

A VII Semana Acadêmia Unificada Fagoc aconteceu entre os dias 09 e 13 de novembro e reuniu cerca de 1.500 pessoas. Teve como eixo central a temática: “Superando desafios com criatividade”. Nos dois primeiros dias, as atividades foram realizadas no Tabajara Esporte Clube. Durante a solenidade de abertura foram homenageados o empresário José Reis - como "Doutor Honoris Causa" -, Lúcia Januário Moreira e Maria das Graças Silva Ribeiro com o título de “Cidadão Fagoc”. O evento contou com a participação do humorista Murilo Gun, do mágico Bill Morélix e do jornalista Eduardo Lyra. A partir do dia 11, a programação foi destinada exclusivamente aos alunos da instituição com palestras e cursos específicos de cada área. Entre as atividades, aconteceu a final da 2ª Copa Fagoc de FUT7. Assista a cobertura da TV Fagoc clicando aqui.

 

27/11 - Aula da Saudade

Tradicionalmente realizada no final do segundo semestre letivo, a Aula da Saudade não poderia ficar de fora do calendário de eventos de 2015. No dia 27 de novembro, formandos e professores de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física e Jornalismo se fantasiaram para esse momento que mistura alegria, emoção e lembranças do que aconteceu durante a trajetória no curso superior. Clique aqui e confira as fotos. No vídeo a seguir, os alunos falam do que sentirão mais falta na faculdade:

 

Novembro - Nova Central de Atendimento ao Alunos

A Fagoc conta com um novo formato de atendimento aos estudantes. Desde de novembro, demandas acadêmicas e financeiras podem ser resolvidas na Central de Atendimento ao Aluno. Essa proposta reúne as Secretarias Acadêmica e Financeira em um mesmo espaço. A justificativa é agilizar o atendimento ao estudante que, muitas vezes, precisa do apoio dos dois setores para resolução de alguma questão. “Essa junção foi feita para atender melhor os alunos. Eles podem ser atendidos pelas duas secretaria de uma só vez”, explica a responsável pela Secretaria Acadêmica, Márcia Sales. A Central de Atendimento ao Aluno funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e está localizada na sala 10, prédio 20A


09/12 - Reforma a Biblioteca Antônio Olinto

No dia 09 de dezembro, a Biblioteca Antônio Olinto encerrou suas atividades deste semestre para iniciar obras de ampliação. A reforma é justificada pelo o crescimento da instituição e o grande número de títulos adquiridos pela faculdade, o que deixou a biblioteca sem espaço para o acervo. Além disso, a intervenção atende à professores e estudantes que solicitaram melhorias no espaço. A previsão é que a nova biblioteca esteja pronta no início de fevereiro de 2016.

 

Dezembro - Convênio com Universidade da Califórnia

A Fagoc, recentemente, firmou uma parceria com a Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos. O convênio assinado garante aos alunos e professores preferência nas matrículas em cursos de verão da universidade, além de outros benefícios. De acordo com o superintendente acadêmico da Fagoc, Marcelo Daibert, “o objetivo é possibilitar ao estudante estudar fora do Brasil durante seu curso de graduação, enriquecendo sua experiência pessoal e profissional”. Em breve, haverá uma página específica no site da Fagoc com informações sobre essa e outras parcerias internacionais (França, Canadá, Austrália).Vale destacar que mesmo pessoas que não são alunos da Fagoc poderão se candidatar aos cursos dessas instituições conveniadas pela Fagoc.

 

Faltou alguma coisa? Comente abaixo o que marcou o seu ano de 2015 na Fagoc.